A realização do Conecta ISSM Móvel na sede do Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec) reuniu dezenas de professores na tarde desta quinta-feira (2). O evento é organizado pelo Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM).
A diretora jurídica do Sindicato, Diana Cavalcante, deu as boas-vindas e agradeceu a parceria. “Este é um momento muito aguardado onde temos a oportunidade de nos preparar para a aposentadoria. Tivemos algumas mudanças na legislação e por isso convidamos o ISSM para esclarecer as dúvidas dos professores”, disse.
Marcelo Santana, diretor de aposentados e conselheiro do ISSM, ressaltou a responsabilidade de todos na fiscalização do instituto. “O ISSM é do servidor municipal e cabe a cada um de nós acompanhar sua gestão”, destacou.
A diretora-superintendente do ISSM, Dulce Nazaré, apresentou a gestão do instituto, destacando sua missão, visão e valores, além de falar sobre o patrimônio do órgão e responder dúvidas dos participantes. “Nosso compromisso é atuar com transparência e responsabilidade, garantindo a segurança previdenciária dos servidores municipais. O patrimônio do ISSM pertence a todos vocês, e é fundamental que cada servidor conheça e acompanhe de perto a sua gestão”, afirmou.
Na sequência, a analista em Seguro Social, Simone Cavalcante, apresentou em sua palestra as regras para concessão da aposentadoria especial de professor, chamando a atenção para os requisitos mínimos deste tipo de benefício. “A legislação brasileira reconhece os riscos ocupacionais de ser professor, por isso prevê os requisitos de redução de idade e tempo de contribuição para a categoria, mas apenas para aqueles que exercem atividades de direção, vice-direção, coordenação e professor em escolas”, frisou.
O professor do ensino fundamental, Derivaldo Ramos, participou do evento. “Essa itinerância do ISSM é algo muito importante para divulgar e esclarecer sobre a vida funcional do servidor. Eu me preocupo com meu futuro e com minha aposentadoria, por isso fiz questão de estar aqui”, pontuou.
A professora Ivone Araújo, que leciona há 20 anos no município, concorda. “Esta iniciativa é muito importante para tirar nossas dúvidas sobre tempo de serviço, como averbar períodos trabalhados em outros locais. Desejo me aposentar e ter mais tempo para aproveitar meu netinho”, falou.
Ainda neste mês de outubro, em homenagem ao Dia do Professor, será realizado um dia de atendimento personalizado, mediante inscrição, no dia 7 de outubro, próxima terça-feira, na sede do Sispec. Os professores interessados devem se inscrever através do WhatsApp (71) 98194-0262.
Foto: Patrick Abreu

