A Cidade do Saber, símbolo de transformação social e referência para outros municípios, está de volta a Camaçari, oferecendo oportunidades em educação, cultura, lazer, tecnologia e esporte. O complexo, gerido pela Secretaria de Cultura (Secult), será oficialmente reaberto na quarta-feira, 20 de agosto, às 17h30, em cerimônia aberta ao público, com programação artística diversificada.
Para celebrar a retomada, a abertura contará com apresentação da Orquestra Afrosinfônica, sob regência do maestro Bira Marques, e participação de cantores como Elly Nascimento, Nadja Meireles, Edy Xote, Simpa, Itana Rosa e Russo Passapusso, vocalista do Baiana System. No foyer do teatro, o som ficará por conta de Sil Figueiredo. A programação artística ainda incluirá trio de sopro, apresentações do grupo circense Procurando Arte, poesias de Lara Nunes e Silas Meses, espetáculos de dança com Tainá Caetano, além de performances de Roberto Mendes, Ivanildo Antônio e do grupo Beira de Rua.
O evento terá ingressos distribuídos na bilheteria do Teatro Cidade do Saber a partir das 10h do dia 20, respeitando a lotação máxima de 568 lugares.
Entre as novidades, está o retorno do Ballace Festival Nacional de Dança, que acontecerá de 21 a 24 de agosto, reunindo performances, concursos, mostras e oficinas. O público previsto é de 3.000 a 3.500 pessoas, com novas modalidades como batalha de break e hip hop.
Além da programação cultural, a Cidade do Saber oferece 3.030 vagas em cursos artísticos-culturais, distribuídas em diferentes unidades da cidade:
Cidade do Saber
- Ballet
- Canto Coral
- Teclado
- Violão
- Bateria
- Teatro
- Dança Contemporânea
- Dança de Salão
- Capoeira
Conservatório / Música Sinfônica
- Violino
- Viola
- Violoncelo
- Contrabaixo
- Saxofone
- Clarinete
- Flauta Doce e Transversal
- Trompete
- Trombone
- Trompa Sinfônica
- Tuba Sinfônica
- Percussão Sinfônica
Núcleo de Artes Plásticas
- Desenho
- Pintura
Pracinha da Cultura (Phoc III)
- Ballet
- Capoeira
- Zumba
- Canto Coral
- Dança de Salão
- Dança Criativa
Centro Cultural de Vila de Abrantes
- Ballet
- Teatro
- Dança de Salão
- Capoeira
Centro Cultural de Barra de Pojuca
- Bateria
- Ballet
- Dança Contemporânea
- Violão
- Violino
- Capoeira
Laboratório Maker
- Atividades de inovação tecnológica, robótica e criação digital
Segundo o prefeito Luiz Caetano, a Cidade do Saber retorna totalmente reestruturada e reorganizada, conectada com o novo mundo da tecnologia e da inovação. Para a secretária da Cultura, Elci Freitas, a iniciativa reforça direitos fundamentais, promove desenvolvimento econômico, gera empregos, fortalece a identidade cultural e fomenta oportunidades para talentos locais.
Criado em março de 2007, o complexo tem como objetivo descobrir novos talentos, incentivar sonhos e transformar a vida da população por meio da cultura e da educação.

