A deputada federal Ivoneide Caetano (PT-BA) participou, nesta terça-feira (9), de uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. O encontro reuniu parlamentares que integram a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) da Câmara dos Deputados e teve como foco o balanço das ações da Nova Indústria Brasil (NIB) e os próximos passos da política industrial do país.
Durante a apresentação, o MDIC destacou os avanços da nova política industrial implementada entre 2023 e 2024, com ênfase em áreas estratégicas como economia verde, bioeconomia, inovação tecnológica e inclusão produtiva.
Um dos destaques foi o Plano Mais Produção, que já mobilizou mais de R$ 507 bilhões em crédito apenas em 2024. Os recursos têm sido destinados ao fortalecimento de setores produtivos considerados estratégicos para a reindustrialização sustentável do Brasil.
Ivoneide: “Nordeste precisa ser protagonista”
Presidente da Subcomissão de Monitoramento da Nova Indústria Brasil na Câmara, Ivoneide Caetano defendeu que os investimentos previstos pela NIB cheguem com força ao Nordeste:
“A Nova Indústria Brasil é uma oportunidade histórica para construir uma economia mais moderna, inovadora e inclusiva. Nosso compromisso é garantir que esses investimentos cheguem também ao Nordeste, onde há imenso potencial produtivo e vontade de crescer.”
A parlamentar também reforçou o papel do Legislativo na fiscalização das metas do plano e na articulação com estados e municípios, para ampliar o impacto da política industrial em todas as regiões.

A reunião no Planalto reafirmou o compromisso do governo federal com uma indústria mais sustentável, inovadora e conectada aos desafios socioeconômicos do Brasil, especialmente nas regiões que mais precisam de estímulo ao desenvolvimento.