A vacinação contra a gripe passa a ter um novo papel no Brasil: a partir de agora, a vacina contra o vírus Influenza integra o Calendário Nacional de Vacinação e será oferecida durante todo o ano para os grupos prioritários. A decisão foi anunciada pelo Ministério da Saúde, que também confirmou a aquisição de 73,6 milhões de doses para distribuição em todo o país em 2025.
Na Bahia, 6,3 milhões de pessoas fazem parte do público prioritário. Com o avanço de casos em diversos estados, as Unidades Básicas de Saúde estão mobilizadas para reforçar a imunização.
Entre janeiro e 21 de junho deste ano, foram registrados 484 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza no estado, com 34 óbitos confirmados. O alerta reforça a importância da vacinação como ferramenta de proteção individual e coletiva.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina pode evitar de 60% a 70% dos casos graves e mortes por gripe. O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, explicou:
“A vacina é importante porque diminui o risco de infecção. Apesar de não ter eficácia de 100% contra a infecção, ela reduz o risco de formas graves da doença e de hospitalizações, e por isso impacta diretamente na redução do número de mortes.”
Quem deve se vacinar?
A meta do governo federal é vacinar 90% do público prioritário, que inclui:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Povos indígenas e quilombolas
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis
- Trabalhadores da saúde e da educação (escolas públicas e privadas)
- Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas
- Caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo
- Funcionários dos Correios
- População em situação de rua
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
Além desses, a vacinação poderá ser ampliada para toda a população conforme a disponibilidade de doses em cada município.
Onde se vacinar?
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para se vacinar, é necessário apresentar a Caderneta de Vacinação ou um documento com foto.
A campanha busca ampliar a cobertura vacinal e reverter a tendência de queda nos índices de imunização registrada nos últimos anos. Segundo Gatti, desde 2023 o país tem avançado graças a ações como vacinação em escolas, microplanejamento local e estratégias específicas para melhorar o acesso da população às vacinas.
Para mais informações, acesse o site oficial: www.gov.br/vacinacao
Publicado por Fatos de Camaçari — Acesse www.fatosdecamacari.com.br e acompanhe as principais notícias da cidade com credibilidade e agilidade.
