Maioria dos casos foi relacionada ao consumo excessivo de álcool; A Sesau promoveu testagem rápidas e distribuiu preservativos
A Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) divulgou neste sábado (21) o balanço da primeira noite do Camaforró 2025, realizada na sexta-feira (20), no Espaço Camaçari. Ao todo, foram realizados 36 atendimentos no posto fixo de saúde instalado no circuito da festa, sem registro de casos graves.
Entre os atendimentos, três pessoas precisaram ser transferidas por ambulâncias. A maior parte das ocorrências foi decorrente de ingestão excessiva de álcool. Também foram registrados casos de queda e deslocamento de braço, todos prontamente atendidos pela equipe de plantão.
A estrutura de saúde montada no local conta com 14 leitos — sendo 12 de observação e 2 voltados para situações mais delicadas, como reanimação cardíaca e procedimentos de sutura. A equipe é formada por 31 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos e motoristas. Duas ambulâncias ficam de prontidão todas as noites.
Além dos atendimentos de urgência, o Camaforró 2025 também está promovendo saúde preventiva. Pela primeira vez, a ação “Fique Sabendo”, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), está presente na festa. No primeiro dia, 114 pessoas foram atendidas e 106 realizaram testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C — totalizando 424 exames. Também foram distribuídos cerca de 3.500 preservativos masculinos, 500 femininos e 800 unidades de gel lubrificante.
A ação inclui orientação pré e pós-teste, com início imediato do tratamento em caso de diagnóstico positivo para sífilis. Cerca de 30 profissionais atuam por noite, além de captadores que circulam pelo evento convidando o público a participar.
O atendimento segue neste sábado (22) e continua até segunda-feira (24), último dia do Camaforró.
Publicado por Fatos de Camaçari — Acesse www.fatosdecamacari.com.br e acompanhe as principais notícias da cidade com credibilidade e agilidade.
